_

CURRÍCULO CAMPEÃO

O que o RH das empresas quer ver em seu currículo? 


Veja abaixo, numa análise comentada, como estruturar um bom currículo.

O primeiro a se pensar ao montar seu currículo, é se preocupar em estruturá-lo de acordo com a vaga/cargo a qual você é candidato(a). 

Por exemplo, se você está interessado em uma vaga de Analista de Vendas, coloque em seu currículo dados da sua vida profissional que tem a ver com o vaga/cargo desejado.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o ideal é elaborar um currículo de acordo com vaga/cargo que você pretende se candidatar, e não um mesmo currículo para usar em diferentes processos seletivos que você irá participar.


O que é recomendável e o que não é recomendável colocar em seu currículo


Não é recomendável

- Capa, título e cores - Não colocar capa, nem título (Currículo Vitae). Faça seu currículo todo em preto e branco. Muitas cores passa uma impressão de informação desnecessária, causando desconforto na pessoa que vai examinar seu currículo.

- Mandar fotos - Mande fotos (3x4), apenas se o selecionador pedir. Normalmente esta exigência é feita em processos seletivos da área comercial.

- Dados do candidato - Não é necessário colocar os dados de documentos pessoais (número de CPF e RG) ou endereço residencial e também nome de pai e mãe. 

- Experiência - Apenas coloque as que se relacione com a vaga/cargo a quel você está se candidatando para aquel processo seletivo. Evite colocar informações desatualizadas, por exemplo, Curso Windows Explorer 2000.

-Erro gramatical - Grave! Um dos motivos pelos quais um currículo pode ser descartado.

Recomendável

-Nome - Sem abreviações. Mesmo que seu nome seja grande.

-Objetivo - Geralmente, esta parte gera muitas dúvidas. É a palavra ou frase que fará o selecionador se interessar.

-Língua - Coloque apenas o grau: Básico, Intermediário ou Fluente.

-Tamanho - 2 folhas é um número considerado bom para colocar em seu currículo. Lembrando que, se não completar 2 folhas, não aumente a letra ou coloque informações desnecessárias, pois é um erro que será identificado pelo selecionador.

-Fonte - Padrão: Arial ou Times New Roman.

-Realizações - Experiência positivas (metas, resultados) que você teve em outras empresas e está trazendo para a nova empresa, a qual você está se candidatando.

-Cursos - Colocar apenas os cursos que tem a ver com a vaga. Uma dica importante para quem tem pouca experiência, colocar trabalho voluntário. Pode parecer estranho, mas muitos dos selecionadores levam esse tipo de experiência "em conta".

Estas são algumas das principais recomendações de como montar seu próprio currículo e se manter bem colocado mesmo antes da entrevista.

Lembre-se sempre de manter seu currículo atualizado!